sábado, 11 de abril de 2009

100 Horas em Coruche

As 100 Horas estiveram espalhadas por todo o continente e quase todas as ilhas dos Açores.

Infelizmente não foi possível ter actividades na Madeira, para que o território nacional estivesse totalmente coberto.

Desta vez o relato vem mesmo do centro, do "meu" Ribatejo, mais concretamente da zona de Coruche. As fotos abaixo foram enviadas pelo Jacinto Castanho.

E aqui fica o relatório da actividade que ele organizou:

"Nos dias 4 e 5 de Abril efectuou-se em Coruche, sobre o dique do rio Sorraia, junto ao bar/esplanada, dois serões de observação astronómica integrada na "100 Horas de Astronomia".

No ecrã grande foram colocadas a passar imagens de trabalhos de astrofotografia efectuados pelos alunos da Escola Secundária/3ºCEB de Coruche, bem como imagens de sessões de observação, efectuadas no espaço desta escola e noutras localidades do concelho. Foram também mostradas imagens do Sistema Solar e de céu profundo efectuadas pelo telescópio Hubble e imagens dos grandes telescópios do mundo.

À medida que os passeantes do dique e os frequentadores da esplanada passavam, era-lhes mostrado as crateras lunares, Saturno e seus anéis bem como (até que foi visível) a nebulosa de Orion, sempre acompanhadas de explicações científicas.

Entre as 22:00 e as 24:00 horas a assistência foi constante, o que deu para que cada pessoa, adultos ou crianças, observassem calmamente os objectos referidos.

Tivemos observadores de fora de Coruche, incluindo um casal de Guimarães (cerca de 400 km de distância) e um cidadão norueguês, o que fez com que durante algum tempo a sessão fosse falada em inglês, conferindo-lhe um certo ar internacional.

Durante a sessão surgiu a anedota:

" - O que é mais longe a Lua ou Luanda?

- É Lua, pá!

- Não! Claro que é Luanda! Daqui não conseguimos ver Luanda mas conseguimos ver a Lua."

1 comentário:

  1. Gostei!
    Para mais que ainda há quem duvide que o homem já lá esteve!
    Uma coisa é certa a "menina Lua" por muito visitada que seja, não perde o encanto e o romantismo!
    Abraço
    Maria

    ResponderEliminar