sábado, 18 de abril de 2009

100 Horas na Quinta do Conde - Anime

Amigos astrónomos, aqui ficam umas ideias sobre as 100 horas na Quinta do Conde, Concelho de Sesimbra.

Dias 2, 3, 4 e 5

Observação do Sol com um telescópio H-alpha. Apesar de se tratar de um aparelho pequeno, as imagens observadas são espectaculares! Devido a este tipo de filtro, conseguem distinguir-se perfeitamente as protuberâncias solares. E ouviram-se muitas exclamações de espanto quando os participantes percebiam realmente que estavam a ver em directo uma tempestade solar!

No dia 5, devido à nebulosidade, aconteceu um episódio engraçado. Os passantes pelo Parque da Vila iam-se aproximando de nós e perguntavam se podiam observar. Quando lhes era dito que apenas com maior limpidez ser iria conseguir ver o Sol em condições, voltavam para os relvados para jogar à bola e brincar. Assim que o Sol despontava um pouco, largavam tudo e vinham a correr na nossa direcção a perguntar se já se “conseguia ver qualquer coisa”! Foi divertido e diferente de tudo o que já tínhamos visto! Um Sun Day original e inesquecível!

No dia 4 efectuámos uma observação nocturna no Parque da Vila. Apesar das condições não serem ideais (alguma nebulosidade e céu citadino), conseguimos mostrar a Lua e Saturno (qualquer deep sky era impossível). Novamente, muitas exclamações de espanto (pela limpidez da imagem da Lua e por conseguirem ver os anéis de Saturno, algo que a maioria dos participantes não esperava). E, para nós, foi extremamente interessante a configuração dos anéis nesta altura. Tão diferentes da imagem que costumamos observar…

No total, tivemos cerca de 300 participantes. O trabalho de divulgação efectuado pelo AIA e as entrevistas do Ricardo na TSF fizeram-nos chegar muitos curiosos. A nossa associação, através dos meios que costuma utilizar para divulgar as actividades, completou a informação que chegou ao público. Resumindo, 4 dias repletos de participação, entusiasmo e curiosidade!

Os nossos parabéns ao AIA, em particular ao Ricardo Reis, pela excelente iniciativa. Podem sempre contar connosco e com a nossa disponibilidade.

Até breve, caros amigos

http://animepaf.org/

5 comentários:

  1. Estive na quinta do conde no domingo à tarde com os meus dois filhos e adorei ver o sol e ouvir as explicações do astrónomo que estava presente, teve grande preocupação com as crianças e explicou de uma forma muito engraçada o que se podia ver!!! Os meus parabens sinceros á instituição que nos proporcionou momnentos tão agradáveis!!

    Um grande bem-haja para todos e por favor continuem o bom trabalho!

    Graça Salema

    ResponderEliminar
  2. Eu tb tive na qta do conde na noite de sab e gostei mto de ver a lua e saturno, gostei muito do astronomo q fez a observacao, mt interessante e mt disponivel p tudo, parabens ao aia pela escolha das pessoas q fazem as observacoes.
    Apenas 1 pergunta - onde posso saber mais sobre observacoes q vao ser realizadas na Zona de lisboa? Gostava mt de ver galaxias (ja sei q n se veem no ceu de lx) se possivel c o mesmo astronomo, quando vai haver observacao nu sitio mesmo escuro?

    Mt obrigado =)

    ResponderEliminar
  3. Boa noite

    Onde posso consultar mais observações que venham a decorrer na zona de lisboa?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Pode consultar o calendário de actividades do Ano Internacional da Astronomia, em:

    http://www.astronomia2009.org

    ResponderEliminar
  5. Olá

    No planetário de Lisboa vai haver alguma acção?
    Obrigado

    Nuno Graça

    ResponderEliminar